VOLUNTÁRIAS DA CARIDADE

    Toda quarta feira na sala da rampa em frente à secretaria da paróquia, um grupo de mulheres (e alguns homens) se encontram para um trabalho voluntário. São as Voluntárias de Caridade de São Vicente de Paulo da Boa Vista (AIC).

    Este grupo existe desde 1963, quando foi fundado para apoiar a comunidade na distribuição do pão de Santo Antonio e atendimento às famílias carentes que procuravam a paróquia para receber auxilio.

    Infelizmente esta é uma realidade que não mudou em nossa sociedade. Ainda hoje após 47 anos, continuamos a ter que atender famílias que se encontram em situação de miserabilidade. Mas, enfim, enquanto não podemos mudar o mundo, nos resta atender os necessitados, isto é o mínimo que nós Cristãos podemos fazer para nossos irmãos.

    Neste grupo de mulheres que doam seu tempo e seu carinho para este atendimento, existe desde jovens até senhoras com 80 anos.

    O trabalho é grande na busca da promoção dos necessitados, mas a dedicação das voluntarias em cada serviço solicitado faz com que possamos atender mais de 120 famílias por mês.

    A ajuda que os paroquianos dão no domingo do quilo (3º domingo de cada mês) mais as pessoas que trazem alimentos, roupas, material de higiene e moveis direto na secretaria, é fundamental para que o trabalho tenha êxito.

    As famílias assistidas recebem cesta básica, remédios, materiais escolares e orientação para trabalho, busca aos seus direitos nos órgãos competentes, encaminhamentos para cursos e atendimento psicológico, fonoaudiólogo, farmacêutico e de serviço social. Todas as famílias são visitadas num primeiro momento para a verificação da real necessidade.

    As voluntárias não trabalham sozinhas, pois outros grupos da paróquia estão sempre em contato com elas para prestar ajuda em campanhas ou formação. (Catequese, Legião de Maria, Grupo de jovens e outros)

    As doações de alimentos são repassadas às famílias assistidas sempre na ultima quarta feira de cada mês. Os alimentos que às vezes sobram são repassados para outros núcleos ou paróquias que trabalham da mesma forma e que são visitados pela assistente social antes do encaminhamento. As voluntárias também prestam auxilio a uma comunidade terapêutica que atende crianças e adolescentes em tratamento de desintoxicação por drogas.

    A Associação das Voluntárias da Caridade depende do apoio da comunidade, e este sempre foi dado, assim como o apoio de cada pároco que passa por aqui.

    Este espaço de comunicação nos dá uma grande oportunidade de agradecer a cada paroquiano que em todos estes anos ajudou a manter o atendimento de quem não tem o mínimo necessário para se manter.

    Obrigada a todos e nos colocamos à disposição para esclarecer dúvidas e receber novas voluntárias e profissionais de qualquer área que queiram doar um pouco de seus dons a serviço do próximo.

Que Deus abençoe a todos e queremos continuar contando com vocês.